Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A consistência do campo magnético terrestre, surpreende os cientistas

30.01.16

 



Esta figura ilustra os supercrons de polaridade normal e revertida durante um período no qual o núcleo derretido se formou e solidificou. Aqui.

O campo magnético terrestre é gerado pelo movimento de ferro líquido no núcleo terrestre. Este 'geodinâmo' reverte a sua polaridade ocasionalmente - o norte magnético e o sul magnético trocam de lugares. A troca ocorre ao longo de alguns milhares de anos, e o tempo entre cada reversão pode ir de milhares a dezenas de milhões de anos.

Quando a polaridade magnética permanece estável com uma orientação por mais de dez milhões de anos, o intervalo é apelidado de 'supercron'. Ao longo dos últimos 540 milhões de anos - o tempo em que os animais andam na terra e no mar - há três períodos supercrons conhecidos, ocorrendo uma vez a cada 200 milhões de anos.

A questão sobre o quão frequente as reversões e os supercrons ocorrem ao longo de um segmento maior da história é importante para o entendimento da evolução de longo termo das condições internas e de superfície do nosso planeta, mas até agora tais informações tem sido juntas através de evidências fragmentárias.

Num novo trabalho realizado por Peter Driscoll e David Evans da Universidade de Yale, são identificados cerca de dez novos supercrons ao longo de um período de tempo de 1,300 milhões de anos durante a Era Proterozoica, ou a Idade Média da Terra que ocorreu entre 2,500 milhões a 540 milhões de anos atrás. O seu trabalho está publicado em artigo na Earth and Planetary Science Letters.

Gravações das alterações do campo terrestre podem ser vistos em rochas que mantiveram a polaridade magnética da era em que foram formados. De modo a estabelecer evidências da mudança de polaridade, esta espécie de magnetismo remanescente, ou dados 'paleomagnetéticos', devem ser recolhidos à volta do globo, idealmente obtendo amostras de todas as placas tectónicas.

Driscoll e Evans compilaram uma base de dados paleomagnética do Proterozoic, e coordenaram a gravação das suas reversões com movimentos das placas tectónicas, de modo a olhar para longos períodos com forte predominância de polaridade a norte ou a sul. Estes períodos super-longos de tendência de polaridade revelam revelam supercron antigos e desconhecidos.

'O nosso estudo aponta o caminho para novas questões acerca de aspectos fundamentais da Evolução da Terra,' diz Driscoll. 'Uma das maiores implicações destas descobertas é a de que supercrons conduzidas pelo geodinâmo, ocorreram a um rácio similar ao longo dos últimos 2,000 milhões de anos.'

Isto foi surpreendente porque os geofísicos têm boa razão para suspeitar que houve uma grande mudança no núcleo da Terra dentro desse intervalo de tempo. Devido ao constante e firme arrefecimento da Terra, a perda de calor da Terra para o espaço desde a sua formação, o núcleo interior da Terra - uma massa gigante de ferro sólido no centro do planeta - deveria ter começado a cristalizar entre 500 a 1000 milhões de anos atrás.

O crescimento do núcleo interior sólido é fundamental para a física do geodinâmo. Simulações de computador de taxas de reversão são muito diferentes dependendo sobre se o planeta tem um núcleo interior sólido ou não. 

Uma possível explicação para o novo resultado de Driscoll e Evans's é o que que o núcleo interior da Terra é muito mais velho do que previamente estimado, mas esta ideia iria entrar em conflito fortemente com os mais razoáveis modelos de arrefecimento planetário. Outra explicação invoca uma resiliência inesperada do geodinâmo na face de mudanças dramáticas na sua estrutura, incluindo algo tão fundamental como a solidificação do núcleo interno.

'Pensamos que o mais tarde é o mais provável,' acrescentou Driscoll. 'Mas independentemente de qual a resposta correcta, estes resultados significam que poderemos ter de repensar os nossos modelos de evolução do núcleo ou do processo do geodinâmo.'

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:10



Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D