Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A NASA irá revelar novos resultados acerca da atmosfera marciana esta 5ª feira (5 de Novembro).
A agência espacial irá dar uma conferência de imprensa 5ª feira pelas 19h00 para 'anunciar novas descobertas acerca do destino da atmosfera de Marte.'
MAVEN (sigla de Mars Atmosphere and Volatile Evolution - Evolução e Volatilidade da Atmosfera Marciana). O principal objectivo da missão de 670 milhões de dólares, é o de determinar como, porquê e onde o planeta vermelho perdeu a sua atmosfera. (O ar marciano foi em tempos mais espesso e que suportavam grandes massas de água no estado líquido, mas que é agora 1% da atmosfera da Terra ao nível do mar.)
'Os cientistas usarão a MAVEN para determinar o papel que a perda de atmosfera marciana para o espaço teve ao longo do tempo, dando uma visão da história da atmosfera de Marte e do clima, água líquida e habitabilidade,' escreveram oficiais da NASA no site oficial da MAVEN.
A MAVEN foi lançada em Novembro de 2013, e chegou à órbita de Marte em Setembro de 2014 para começar a fazer ciência dois meses mais tarde.
A MAVEN é uma das cinco sondas que operam actualmente me Marte. As outras são as Americanas Mars Odyssey, a Mars Reconnaissance Orbiter, a Mangalyaan Indiana e a Europeia Mars Express.