Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
![]() |
Opportunity está no "Vale da Maratona", na orla oeste da Cratera Endeavour.
O rover está posicionado numa escarpa íngreme com uma inclinação aproximada de 19º para norte de modo a tirar o melhor rendimento da produção solar de energia.
No Sol 4215 (2 de Dezembro de 2015), o braço robótico foi usado na recolha de imagens de parte da Ferramenta Abrasiva de Rochas (RAT).
Sem o braço robótico à frente, imagens realizadas com a câmara panorâmica (PanCam), foram realizadas do alvo 'Pvt. Hugh McNeal'
Finalmente o Alpha Particle X-ray Spectrometer (APXS) foi colocado no alvo de superfície pelo braço robótico para a próxima integração no Sol. Mais imagens d PanCam foram obtidas em Sols subsequentes.
No Sol 4219 (6 de Dezembro de 2015, o RAT foi usado para limpar o alvo de superfícies sendo o APSX colocado ligeiramente deslocado do alvo de superfície.
No Sol 4220 (7 de Dezembro de 2015) outra dobra efectuada pelo braço robótico, permitiu obter imagens sem obstrução da superfície. Depois, o Microscopic Imager (MI) foram usados para reunir um mosaico de superfície detalhado, seguido de uma colocação da APXS para uma curta integração
No Sol seguinte, outro mosaico MI foi realizado e mais imagens a cores da PanCam, foram realizadas.
Desde o Sol 4221 (8 de Dezembro de 2015), a produção de energia solar foi de 419 watts-hora com uma opacidade atmosférica (Tau) de 0.430 e a poeira do painel solar de 0.660.
A odometria total é de 42.63 Km, mais que uma maratona.