Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
![]() |
A Opportunity está dentro da "Marathon Valley" na orla oeste da Cratera Endeavour. O rover está posicionado numa encosta mais inclinada de modo a melhorar o rendimento solar na produção de energia. O posicionamento será efectuado de modo a utilizar o Rock Abrasion Tool (RAT) numa rocha especifica para estudo. Este alvo poderá conter algumas pistas acerca da origem da assinatura espectral de argilas detectadas no "Marathon Valley".
No Sol 4222 (9 de Dezembro de 2015), a Opportunity saltou atrás 3,65 metros para preparar uma aproximazão a este alvo na encosta ingreme.
No Sol seguinte, o rover andou em frente 70 cm, mas devido à inclinação, a condução parou, enquanto a corrente electrica das rodas excedeu limites de funcionamento para este tipo de terreno.
Uma segunda tentativa foi feita no Sol seguinte na aproximação ao alvo. Novamente o terreno inclinado fez o rover parar após somente 1,1 metros de condução. Escorregadelas de 50% (comuns a este tipo de terreno inclinado) foram observadas durante o último trajecto.
O rover usou o Sol seguinte para desviar o braço robótico, e tirar fotos com a imagem não obstruida.
Depois, no Sol 4227 (14 de Dezembro de 2015, a Opportunity recuou na encosta 3 metros, colectando imagens antes e depois.
No Sol seguinte, o rover conduziu 4,4 metros para a aproximação ao alvo de uma aproximação mais lateral. Uma aproximação em solavanco está planeada para o próximo Sol.
Desde o Sol 4221 (8 de Dezembro de 2015), a produção de energia solar foi de 407 watts-hora com uma opacidade atmosférica (Tau) de 0.438 e a poeira do painel solar de 0.660.
A odometria total é de 42.65 Km, mais que uma maratona.