Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pegadas de uma inundação marciana

22.02.16

 



Esta vista em perspectiva de Arda Valles foi gerada pela câmara principal da Mars Express da ESA. A imagem foca-se numa cratera de impacto com 25 km de comprimento cheia de sedimentos, que colapsaram posteriormente para o terreno caótico. Imagens adicionais podem ser vistas aqui.

A água deixou a sua marca numa variedade de maneiras esta imagem marciana capturada pela Mars Express da ESA. A região fica na orla oeste de uma grande e antiga base de impacto. A imagem mostra a parte oeste de Arda Valles, um sistema freático dendrítico 260 km a norte da cratera Holden e perto de Ladon Valles.

Grandes volumes de água inundaram, a partir das terras altas do sul, e deixaram as suas marcas em Ladon Valles criando lagos na grande Ladon Basin, vista aqui nesta imagem.

O plano desta imagem mostra o padrão impactuante da drenagem dendrítico dos vales (esquerda). Muitos ribeiros fundiram-se escorrendo para canais principais antes de correr para a planície de impacto no fundo da cratera para a direita.

No centro acima da imagem principal - também claramente identificado na topografia e imagem estereoscópica - um grande monte é visto com uma grande cratera de impacto de 8,5 km perto dela. O monte é provavelmente reminiscente de uma base de impacto mais antiga mas pode também ter sido influenciada por sedimentos transportados por correntes próximas, construindo um depósito sedimentar.

No centro direito da imagem, uma cratera de impacto de 25 km de comprimento, também cheia de sedimentos de lama que colapsaram mais tarde no terreno caótico visto no solo da cratera. A mistura de nódulos na orla da cratera indicam provavelmente o próximo nível dos sedimentos prestes a cair,

No topo direito da cena, a superfície também se partiu num número de polígonos gigantes, provavelmente ligados à perda de gelo subterrâneo e da lenta evaporação de água que em certa altura esteve presente nesta zona.

A maior concentração de fracturas vistas no solo macio da grande base estão provavelmente relacionados com pressão à superfície resultante da compactação de uma vasta concentração de sedimentos que enchem a base.

Algumas das fracturas parecem juntar-se na cratera central para a base mais macia do solo, particularmente evidente na vista em perspectiva. Eles podem ser uma manifestação tardia de pressão devido ao abaixamento ou compactação dos materiais de superfície.

Finalmente, na parte mais abaixo ao centro, acima da cratera ao fundo da imagem e para o fim dos canais dendrítico, camadas de depósitos de tom claro foram identificados. Estes são minerais argilosos, que se sabe serem formados na presença de água.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:36



Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829




Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D