Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Uma nova imagem partilhada pela NASA mostra a meca orbital que á Saturno.
Em acrescento às bandas largas de gás e poeira que orbitam constantemente o gigante gasoso, formando os seus anéis, Saturno ainda tem 62 luas conhecidas - 53 das quais já 'baptizadas'.
Duas dessas luas, Tétis e Jano, aparecem juntamente com os anéis de Saturno numa nova imagem, capturada pela sonda Cassini e pela sua câmara de grande abertura no final do ano passado e publicada agora pela NASA.
Tétis e Jano oferecem um exemplo da variedade de condições lunares encontradas ao longo dos satélites de Saturno. As luas de Saturno vêm em todas as formas e tamanhos.
Tétis, aparecendo ao fundo, tem um diâmetro de 1,050 km e é suficientemente grande para ter uma forma arredondada e actividade geológica - actividade essa que vai desde uma variedade de texturas alargadas incluindo planícies, abismos e arcos.
O mais distante Jano é muito mais pequeno e de forma oblonga, sem qualquer actividade geológica conhecida. A sua superfície é caracterizada meramente por crateras.
Conforme os cientistas da Cassini poderão atestar, as luas de Saturno juntam-se regularmente para fotos de grupo ao longo dos anéis do planeta. Mais no início do ano, a NASA partilhou uma foto de Tétis, Encelado e Mimas posando ao longo da linha de anéis.