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Um passo em frente do Hyperloop

10.11.15

 




Pela primeira vez, em perto de um século, a humanidade poderá estar perto de dar atenção a uma tecnologia que tem o potêncial para ser um verdadeiro mudador de paradigma nos transportes.

Elon Musk propôs a ideia do Hyperloop há alguns anos, e sugeriu que poderia ser um método revolucionário de viajar, baseado em tecnologia existente. O Hyperloop tem já criado uma extrema controvérsia entre cépticos que não acreditam na capacidade humana de aguentar a aceleração de 0 a 1000 Km/hora num curto período de tempo.

No entanto, e apesar de haver razões para precauções relativamente à tecnologia, o Hyperloop deve ser também acarinhado como uma longa tradição de inovação Norte Americana e o atingir limites da experiência humana.

Agora o Hyperloop parece preparado para uma primeira tentativa que se tornará realidade com uma versão de testes perto de se iniciar e que se encontra numa fase de construção. Isto coloca uma questão interessante - se o Hyperloop funcionar, quão grande será enquanto força disruptiva para a industria aérea? O Hyperloop tem outros mercados de oportunidades, para além de deslocar pessoas tal como perturbar a indústria do transporte aéreo ou rodoviário, mas esses são problemas para uma outra altura. Para hoje, é útil pensar apenas sobre o impacto do Hyperloop na indústria aérea.

Na prática, a capacidade do hyperloop de competir com companhias aéreas será levado por uma combinação de preço dos bilhetes, com tempo de viagem. O preço, por sua vez, terá uma relação directa com custos de energia de transporte de passageiros no Hyperloop. A tecnologia por detrás deste teste está bem provada, mas não na escala que Elon Musk e outros precisam para ver o Hyperloop a funcionar efectivamente. Ainda assim, há algumas maneiras de impulsionar a cápsula Hyperloop, em teoria.

A cápsula Hyperloop representa algo entre um tubo pneumático e um comboio maglev. Determinar exactamente quanto poder um Hyperloop poderá requerer, pode ser enganador nesta fase mas é igualmente importante. Uma das razões pela qual algumas novas ideias de transporte, como o hovercraft, nunca foram realmente mais além, está relacionado com a necessidade massiva de energia.

Então, quanta energia será necessária para 'disparar' o Hyperloop no seu tubo? A proposta de Elon Musk, antevia originalmente uma fonte constante de energia, na forma de um compressor em lugar de um simples impulso de aceleração (como uma bala). Não é totalmente claro se os novos testes em pista se irão desviar da proposta original ou não, mas assumindo que nos ficamos pelos planos originais, uma cápsula de 436 cavalos seria suficiente.

Em comparação, locomotivas têm frequentemente 4000 cavalos, enquanto um carro, ronda os 115 cavalos. O maior desafio é saber quanta fricção será colocada no sistema, e do ar que irá rodear a cápsula. O sistema precisa produzir uma pressão suficientemente alta de modo a mover a cápsula ao longo do tubo.

A matemática por detrás da mecânica de mover o tubo é um pouco complexa, com cálculos baseados em força, pressão, área e um cálculo de lei de gás ideal, sugerem que as estimativas de Musk são razoáveis.

No geral, o Hyperloop usaria talvez 27 Kw por passageiro (assumindo uma muito conservadora ideia de 6 passageiros numa viagem de 30 minutos). A energia requerida aumenta se o tamanho do tubo aumenta, mas por passageiro o aumento torna-se irrelevante.

Na essência a matemática sugere que o tubo de Hyperloop pode mover passageiros por um punhado de Euros cada um em energia. A verdadeira questão será determinar a fiabilidade do custo do Hyperloop.

 

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publicado às 12:22


1 comentário

De Anónimo a 14.11.2015 às 20:03

que venha depressa

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